28 de junho de 2013

Luz natural e uso do flash:

Fazer fotos em locais pouco iluminados já foi um desafio, mas hoje, com os vastos recursos fotográficos e as dicas para aproveitar a luz local, está cada vez mais fácil tirar a foto perfeita.
Nem toda a luz natural é boa, mesmo com os recursos da máquina, em muitos casos ela pede o uso do flash.  O flash de preenchimento retira as sombras duras que ficam no contorno do rosto e corpo, sob sol forte e dá mais naturalidade a foto.  Por isso, uma grande quantidade de luz natural não garante uma foto iluminada, exatamente pelas sombras que proporcionam.
Mas nem só o sol e dias claros dão fotos bonitas. Qualquer clima é adequado para fotografar e resultar fotos lindas. Dias nublados são ótimos para fotos em formato de retratos, onde a luz difusa fica muito bonita e evita as sombras duras. Também é perfeito para flores e plantas.
Os dias com chuva fazem as poças d´água refletirem o céu, a luz dos faróis e semáforos e podem transmitir a sensação de movimento. Por isso, aproveitar todas as condições climáticas dão colorido e história a fotografia, como neblina, chuva e neve.
Os melhores horários para se fotografar com luz natural depende de sua intenção. O amanhecer e pôr-do-sol são perfeitos para paisagens e fotos panorâmicas. A parte da tarde, a partir das 16h, proporciona uma luz que incide lateralmente em construções arqueológicas e monumentos e dá uma ótima textura. Dias calmos e sem ventos dão excelente reflexo em lagos.  Para fotos românticas e com variedade de silhuetas e formas, a iluminação do fim de tarde ensolarado permite a captura de imagens em tons diferenciados.

Em situações de pouca iluminação, a câmera diminui a velocidade do obturador. O uso do tripé é aconselhável para evitar que a foto fique tremida.
Para ambientes internos, não existe horário para fotografar com luz natural, mas dependerá da sua intenção sobre a foto. Se quiser uma imagem mais dramática, escolha um horário ou local com pouca luz disponível. Para ume feito mais suave, aposte na luminosidade natural.
 
Sem abrir mão do flash
O flash embutido na câmera ou o externo é um recurso importantíssimo da máquina e ajudam a fazer uma boa foto, desde que use algumas dicas para usá-lo. O flash embutido da câmera tem cinco regulagens básicas que já fazem grande diferença no resultado final:
- Flash automático é a opção mais usada e é representado pelo desenho de um raio e a palavra auto ao lado. A câmera decide quando o flash será acionado, de acordo com a luz natural em torno do objeto;
- Flash constante tem apenas um raio e fica ligado direto, em qualquer situação;
- Redutor de olhos vermelhos tem um raio e um desenho de olho e ativa o disparo com vários pré-flashs, para forçar a pupila da pessoa fotografada a fechar e impedir que a luz reflita no fundo do olho, que irrigado por veias, fica vermelho;
- Flash desligado tem um raio com sinal de proibido e não é disparado em nenhuma situação;
- Sincronismo lento tem a imagem de uma pessoa com a lua ou uma estrela atrás e o flash trabalha com o obturador mais lento. Ele ilumina o objeto fotografado e também capta a iluminação do ambiente, dando à ideia de movimento a foto, já que congela o objeto em primeiro plano e o fundo fica tremido.

luz do flash é muito dura e precisa ser controlada para evitar chapar a foto e dar sombras, que tiram a naturalidade da imagem.Pode ser usado em ambientes muito iluminados, como flash de preenchimento ou fill flash, para tirar as sombras provocadas pelo excesso de luz. Será ainda mais eficiente se a lente da câmera digital estiver na posição de grande angular, já que câmeras compactas costuma ter maior abertura de diafragma com a lente no menor zoom possível.
Embora diminua a iluminação da cena, descubra a melhor relação entre a velocidade ISO e o uso do flash de sua câmera. Quanto menos o ISSO, menor a existência de ruído e com maior qualidade de imagem. A potência do flash não acompanha o zoom da câmera. Quanto maior o zoom, menor a eficiência do flash.
Em ambientes de muita luz em volta e sombra no centro, o fotômetro mede a luz na cena e não apenas na sombra, tendo a ideia errada de que o flash não é necessário. Por isso, deve ser acionado.

O uso de um difusor na frente do flash quebra a luz dura e transmite mais naturalidade a foto. Um pequeno pedaço de plástico ou papel branco, a frente do flash, diminui o contraste de sombras e deixa a luz mais suave.  O flash não pode ser usado com objetos ou pessoas atrás de superfícies transparentes, como janelas e vidros. A luz do flash reflete o vidro e não fotografa o que é do seu interesse.
Se a câmera for DSLR ou ultrazoom que pode ser usado o flash externo, elas possuem acessórios para difundir a luz. São baratos e muito funcionais, dando um resultado ótimo.
Fotos profissionais
Para fotos perfeitas, o uso do flash embutido ou externo em cima da câmera não é aconselhável. O flash externo fora da câmera direciona a luz e evita as sombras, realçando os melhores pontos do objeto a ser fotografado.
Mas na sua ausência, é possível conseguir efeitos interessantes com a luz dura, apontada diretamente para o alvo a ser fotografado. Fotos verticais, quando a câmera é girada, aponte o flash em frente ao rosto da pessoa. Essa posição é a melhor para flashs diretos pois vem na lateral da imagem, evidenciando menos a luz e dando um efeito mais lavado.
O flash também pode ser apontado para criar o efeito de longa exposição, com o flash congelado, o fundo fica bem mais exposto.  Mas não chegue perto do objeto a ser fotografado, para a luz não estourar  com o excesso de luz.
Tetos e paredes brancas podem refletir a luz do flash, quando são apontados para eles. Assim, a superfície clara distribui a luz, dando uma iluminação difusa e delicada. Assim, as sombras são abolidas e o efeito é bem bonito.
O mesmo efeito pode ser adquirido com o rebatedor.  Se não tem esse acessório, pegue um pedaço de papel ou plástico branco, em cima do flash. Apontado para cima, o rebatedor fará com que uma parte da luz vá para cima e voltará de forma difusa, preenchendo o objeto a ser fotografado. Esse é um dos melhores resultados feitos pelo flash na câmera.

Nenhum comentário: